Saiba porque você deveria fazer voluntariado internacional

Saiba porque você deveria fazer voluntariado internacional

julho 20, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Se você é daquelas pessoas que gostam de viver novas experiências, vamos lhe dizer que existem várias formas de obter contato com a comunidade estrangeira. Você pode optar por fazer um intercâmbio high school ou na universidade, um curso intensivo de línguas ou um voluntariado internacional.

O voluntariado é aquela pessoa que vai para outro país e buscam tornar melhor a vida em uma comunidade local. O objetivo é fazer do mundo um lugar um pouco melhor.

Quer saber mais? Então confira as quatro razões pelas quais você deve ser um voluntário.

1. Aprenda a viver de forma mais simples

Os trabalhos voluntários são feitos em diversos países onde as pessoas estão passando pelos mais variados problemas. Conviver com indivíduos que possuem menos recursos nos ajuda a enxergar que é possível viver de uma forma mais simples.

É nessas horas que você consegue perceber que tudo aquilo que você achava essencial para a sua vida na verdade é dispensável. As pessoas que você vai conhecer e ajudar não vão se importar se a sua roupa é de uma determinada loja ou se seu celular é de última geração, por exemplo.

2. Desenvolva novas habilidades

Para quem acha que o aprendizado se limita apenas às salas de aula está muito enganado! Quando você é voluntário em outro país, é possível desenvolver habilidades que nem você acha que seria possível.

Com as atividades da ONG (Organização Não-Governamental), você vai ter a oportunidade de integrar projetos, ensinar, construir e, até mesmo, aprimorar uma nova língua. Além disso, você aprende a lidar com pessoas diferentes e começa a conhecer cada vez mais sobre aquele lugar.

3. Vivencie uma nova cultura

Muitas pessoas acham que fazer uma visita em algum lugar é o bastante para conhecer uma nova cultura. Porém, você não vai conhecer esse local de verdade até morar lá. Visitar uma cidade é tão rápido que não conseguimos perceber as peculiaridades do destino.

Quando você mora nesse lugar, é possível utilizar cada minuto do seu dia para vivenciar a cultura local. É nesses momentos que você vai perceber cada pequena particularidade do local e aprender a apreciar aquilo tudo.

4. Conheça novas pessoas

Quando estiver fazendo o seu trabalho voluntário, você vai conhecer novas pessoas. Entre elas estarão residentes locais e outros voluntários.

Cada um possui uma história de vida e um tipo de vivência. É esse contato e a troca de experiências com todas essas pessoas que vão lhe ajudar a “respirar” a nova cultura, ensinar a viver com menos e enxergar o mundo de uma forma diferente.

Quando moramos em outro país, tem muita coisa a aprender e é necessário estar aberto ao novo. Esse é um tipo de experiência que mexe muito com as pessoas que decidem participar de um voluntariado internacional. Se esse é o seu objetivo, os países da África são alguns dos destino mais indicados.

Gostou do nosso artigo sobre motivos para fazer o voluntariado internacional? Então compartilhe essa ideia com seus amigos em suas redes sociais.