5 tendências em educação para 2019 que você precisa conferir

5 tendências em educação para 2019 que você precisa conferir

março 14, 2019 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Na atualidade, vemos os constantes aperfeiçoamentos e mudanças na educação graças à tecnologia, modificando o currículo, as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem. Assim, é muito importante ficar por dentro das tendências em educação para garantir maior qualidade de aprendizado aos estudantes.

Dessa forma, neste post, apresentaremos as 5 principais tendências em educação para 2019, mostrando como a tecnologia está impactando positivamente o mercado. Confira!

1. Gamificação

Uma das principais tendências em educação para 2019 é a gamificação. Trata-se de uma técnica de aprendizagem que utiliza os mais variados tipos de jogos, de modo a elaborar novas atividades escolares, estimular a curiosidade e promover o aprendizado dos alunos.

Trabalhar a dinâmica de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem possibilita melhorar o engajamento dos estudantes e contribui para uma maior a absorção de conteúdo. Utilizar esse recurso na educação é fundamental para desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de aula.

2. Dispositivos integrados

Além da gamificação, outra tendência para este novo ano é o uso de dispositivos integrados. Isso se faz possível por causa da constante utilização de diversos equipamentos com acesso à rede de internet, como smartphones e tablets.

Com os dispositivos integrados, é possível que os alunos façam uso das ferramentas de ensino entre a casa e a instituição de ensino, por exemplo. Várias instituições já oferecem plataformas interativas para fornecer leituras complementares, testes em tempo real, videoaulas etc.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial é outra das principais tendências em educação para 2019 que prometem revolucionar a qualidade de ensino. Isso porque esse recurso trabalha com a análise de dados para facilitar a tomada de decisões e resolver problemas.

Essa solução é capaz de identificar padrões de erros e acertos para ajudar o aluno na eficácia dos estudos. Ela trabalha com estatísticas para que o estudante verifique a evolução de seu aprendizado e se dedique nas principais dificuldades.

4. Ensino personalizado

O ensino personalizado é mais uma das grandes novidades em educação para este ano, uma vez que essa técnica considera e respeita os instrumentos culturais dos alunos para proporcionar uma maior interação dentro da sala de aula.

Trata-se de estratégias que o professor pode elaborar para promover o desenvolvimento integral dos estudantes de maneira individualizada, levando em consideração as dificuldades e facilidades de cada um, com o intuito de não menosprezar os conhecimentos e as habilidades próprias de cada aluno.

5. Ensino a distância

Por fim, temos o ensino a distância como uma das tendências mais promissoras para o ano de 2019. Essa modalidade de ensino fornece ao estudante um ambiente inovador e dinâmico com cursos on-line para que ele possa desenvolver autonomia em sua aprendizagem.

Um exemplo dessa modalidade de ensino é o high school virtual, que oferta o mesmo que uma escola tradicional americana sem que seja preciso sair do país, possibilitando ao aluno conseguir o diploma americano. Com isso, ele passa a ter maior facilidade de aceite em universidades no exterior.

Pronto! Agora você já sabe as principais tendências em educação para 2019. Vale destacar que tais tendências são essenciais para estimular o conhecimento e melhorar o aprendizado dos estudantes.

E então, gostou do nosso post? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e informe os seus amigos!