6 curiosidades sobre a Austrália para você conhecer melhor o país

6 curiosidades sobre a Austrália para você conhecer melhor o país

junho 7, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

A Austrália, embora esteja localizada do outro lado do mundo, muitas vezes soa familiar aos brasileiros: riquezas naturais abundantes, população heterogênea, efervescência cultural, entre outras características, fazem com que nos identifiquemos facilmente com o país.

Além dessa familiaridade, alguns dos outros atrativos australianos são a educação internacional de ponta e a alta qualidade de vida. A cidade de Melbourne, por exemplo, foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver, de acordo com pesquisa conduzida pela revista “The Economist”.

Tanto com relação a esses pontos que citamos quanto a outros, a Austrália reserva muitas curiosidades para aqueles que pretendem ir até o país um dia. Quer conhecer algumas delas? Continue acompanhando o post para conferir 6 curiosidades sobre a Austrália!

1. Maior população costeira do mundo

A Austrália é um país de proporções gigantescas. Tem quase 8 milhões de km² e é cercado pelos Oceanos Antártico, Índico e Pacífico Sul.

Como uma parte considerável do país é composta por regiões semiáridas e desérticas, que formam o outback australiano, naturalmente, a população foi se concentrando na região mais costeira.

A população australiana é considerada proporcionalmente pequena ao tamanho de seu território ― cerca de 24 milhões de habitantes. Sendo assim, com uma taxa de habitantes relativamente pequena e concentrada em determinadas regiões, o país atinge a incrível marca de cerca de 85% deles vivendo no litoral ou a até 50 km dele.

Impressionante, não? Por isso, a Austrália é considerada a nação com a maior população costeira do mundo.

2. Grande quantidade de praias

Ainda pensando na curiosidade anterior, se o país é envolto por diversos oceanos, é de se esperar que conte com uma grande quantidade de praias, não é mesmo? Correto. São quase 11 mil delas!

No meio dessa enorme variedade de praias, encontra-se o maior recife de seres vivos do mundo! A Grande Barreira de Corais, que tem aproximadamente 3 mil km de extensão e foi inspiração para o cenário da animação “Procurando Nemo”.

3. Fauna riquíssima

Maior população costeira, grande quantidade de praias… já deu para perceber que a Austrália está fortemente conectada à natureza. E está mesmo. Sua fauna é de tirar o fôlego e tem fama mundial.

A Oceania, continente onde a Austrália está localizada, é um local isolado. Por isso, não é incomum haver espécies de animais exclusivas dessa região: canguru, cisne negro, coala, diabo-da-tasmânia, equidna e ornitorrinco são alguns deles.

4. Clima diversificado

Se você inserir em um buscador de imagens na internet o termo “Austrália”, o que aparecerá, em sua maioria, serão paisagens com belas praias e sol.

Mas, contradizendo o que muitos imaginam, na Austrália faz frio também. Por isso, ao pensar em fazer uma viagem ou se mudar para o país, é importante considerar esse fator.

Em uma cidade como Sydney, por exemplo, entre os meses de junho e agosto, as temperaturas costumam variar entre 5º e 16º! Já em Melbourne, cidade mais ao sul do país, faz ainda mais frio. Nessa região, há até mesmo estações de esqui!

6. Versatilidade para estudantes estrangeiros

Para arrematar nossa lista, uma curiosidade que deve chamar bastante sua atenção: a Austrália é um dos poucos países cujo visto permite que se trabalhe e estude ao mesmo tempo.

O intercâmbio na Austrália se mostra como uma bela oportunidade, já que, como dissemos, uma pessoa que tenha visto australiano consegue trabalhar enquanto faz algum curso, seja de línguas, seja de graduação ou pós-graduação, entre outros. Com isso, abre-se um leque de possibilidades para aqueles que desejam por lá viver durante algum tempo ou até mesmo construírem carreira.

Ficou ainda mais animado sobre o país após conhecer essas curiosidades sobre a Austrália? Que tal compartilhar este post em suas redes sociais para mostrar a outras pessoas o quanto esse país é incrível?