Afinal, qual a real importância do inglês no mercado de trabalho?

Afinal, qual a real importância do inglês no mercado de trabalho?

agosto 28, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

O domínio da língua inglesa é um diferencial no currículo de qualquer profissional, pois a importância do inglês no mercado de trabalho já é um assunto amplamente conhecido e divulgado pelas principais empresas recrutadoras de pessoal.

Por isso, conheça neste artigo os principais benefícios encontrados por profissionais  oferecer a fluência no inglês e saiba como ter vantagens ao dominar essa língua.

Diferencial competitivo

Na busca por emprego, o candidato que possui o inglês no nível intermediário já consegue se destacar dos demais, pois a maioria das oportunidades encontradas hoje exigem um conhecimento mínimo da língua.

Porém, o que acontece com frequência é que, embora o currículo indique a fluência, muitos candidatos são incapazes de manter uma conversa durante as entrevistas em inglês. Por isso, para alcançar as melhores ofertas de emprego e ter oportunidades diferenciadas é preciso dominar a língua, ou seja, ter fluência, saber se expressar e comunicar.

Para isso, é preciso dominar o vocabulário, a gramática, as expressões e termos técnicos relacionados ao campo de atuação. É preciso entender que a importância do inglês no mercado de trabalho vai além do simples domínio da língua.

Salários mais atrativos

Ter a habilidade de falar inglês gera oportunidades dentro das empresas, pois os cargos de liderança e as colocações em posições mais altas são as que exigem mais desse conhecimento. Por isso, os salários são sempre maiores do que os de quem não tem o conhecimento da língua.

O inglês dá ao profissional a oportunidade de oferecer um trabalho mais completo e diversificar as tarefas que os demais funcionários já fazem, o que o torna mais competitivo e apto para negociar um aumento de salário junto à empresa.

Acesso a mais oportunidades de emprego

A importância do inglês no mercado de trabalho pode ser notada nos detalhes cotidianos de uma empresa, como por exemplo, no uso da tecnologia. Grande parte dos sistemas, ferramentas e máquinas tem o inglês como idioma base, e quem puder compreender a língua sai na frente e pode se destacar por auxiliar na solução de problemas ou por conseguir dominar essas ferramentas.

A estabilidade também acompanha profissionais com esse conhecimento, pois nenhuma empresa deseja abrir mão ou perder um colaborador que pode abrir o caminho para novas oportunidades de negócios.

Porta de entrada para grandes empresas

Para as empresas de grande porte, especialmente multinacionais, é essencial que os colaboradores tenham o inglês fluente, pois isso facilita os processos e a comunicação entre os profissionais de todas as áreas e regiões.

Empresas como Google, Apple e Microsoft exigem proficiência e domínio no inglês para conversas e escrita, além de constante atualização por meio de cursos e materiais que são encontrados somente na língua inglesa. Por isso, a importância do inglês no mercado de trabalho para alcançar um emprego nas grandes empresas.

Oportunidades de trabalho no exterior

Ter a fluência no inglês pode abrir o caminho para uma oportunidade de trabalho no exterior, seja por meio da empresa em que o profissional já atua ou por convites de empresas fora do país, o que pode acontecer em países como Austrália,Canadá e EUA.

Para quem já é um profissional atuante ou para os estudantes que ainda estão em formação, é essencial compreender a importância do inglês no mercado de trabalho, pois aprimorar as habilidades e garantir a fluência da língua pode contribuir para uma boa colocação na busca por um emprego.

Se você gostou do post e quer conversar sobre a importância do inglês para o mercado de trabalho deixe o seu comentário!