Aprenda como fazer o sonho da faculdade no exterior virar realidade

Aprenda como fazer o sonho da faculdade no exterior virar realidade

outubro 4, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Muitos brasileiros têm o desejo de cursar uma faculdade fora do país, já que as universidades no exterior oferecem um excelente ensino, assim como proporcionam uma rica experiência para o currículo — e isso pode ser algo mais viável do que se imagina.

Contudo, você ainda tem dúvidas sobre como fazer faculdade no exterior?

Não se preocupe! Neste post, vamos apresentar as principais dicas de preparação para quem quer estudar fora, com foco nos EUA. Acompanhe!

Application Forms (Questionários)

Uma dica fundamental sobre como fazer faculdade no exterior é: se informe sobre os questionários a que se deve responder para iniciar o percurso da graduação no país estrangeiro.

Geralmente, essas perguntas são necessárias para o fornecimento de dados cadastrais e informações sobre o desempenho acadêmico durante a realização de todo o ensino médio. Além disso, pode ser cobrada a participação em atividades extracurriculares, como os estágios em áreas relacionadas ao campo de estudo pretendido.

Testes padronizados

Os testes padronizados servem para avaliar as condições de aprendizagem de todos os candidatos. No Brasil, isso é feito pelo ENEM e nos Estados Unidos são realizados os exames SAT, ACT, SAT II com o objetivo de obter uma nota com avaliação padrão.

As provas cobram domínio de gramática, compreensão de leitura/escrita e matemática do ensino médio; no entanto, para fazer o ACT, é preciso estudar mais, pois ele inclui uma seção de ciências. Todos eles são oferecidos várias vezes ao longo do ano letivo.

Testes de idiomas

Talvez o teste de idioma seja a dica mais conhecida, já que, para estudar em uma instituição fora do país, é preciso saber se comunicar com a língua estrangeira, uma vez que o conteúdo será ministrado em outro idioma

Para estudar nos Estados Unidos, temos duas provas de língua inglesa muito cobradas: o TOEFL e o IELTS. É essencial estar bem preparado e conseguir uma nota alta nessas avaliações, pois as universidades dão muita importância para esses exames.

Histórico escolar

Outra etapa muito avaliada é o histórico escolar, uma vez que o ensino em instituições estrangeiras exige um alto desempenho acadêmico. Com isso, para realizar o sonho de fazer faculdade no exterior, é bom que o aluno já tenha uma base com ótimas notas, o que vai valorizar o seu histórico e permitir ganhar as melhores oportunidades.

Currículo

Assim como é preciso ter um bom percurso escolar, também é fundamental construir um currículo que seja rico em atividades desenvolvidas e cursos feitos ao longo do ensino médio. Para isso, algumas escolas criaram os rankings para oferecer premiações aos melhores alunos, sendo isso uma chance para enriquecer ainda mais o currículo.

Entrevistas

Por fim, a entrevista é mais um dos passos para fazer a faculdade no exterior. Ela é feita em inglês com um dirigente da universidade escolhida. Nesse caso, o mais importante é conhecer o perfil da instituição para saber de antemão o que ela espera do estudante.

Neste post, falamos sobre como fazer faculdade no exterior, tendo como intenção mostrar todo o processo para a realização desse sonho. Desse modo, é necessário contar com uma ajuda especializada para estudar fora, pois existem, no mercado, profissionais qualificados para fornecer total apoio.

E então, gostou do nosso texto? Agora, leia sobre benefícios de fazer um MBA internacional para sua carreira e continue se informando!