Como e porque investir no desenvolvimento de carreira dos filhos?

Como e porque investir no desenvolvimento de carreira dos filhos?

janeiro 9, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

É possível para os pais influenciar de forma positiva o futuro profissional de seus filhos. Isto não quer dizer que irão escolher pelos jovens, mas sim proporcionar formas para que haja um desenvolvimento de carreira com sucesso.

Logo, é importante investir desde cedo no avanço da criança e do adolescente. Descubra como fazer isto sem interferir na autonomia de seu filho, de forma que você possa ser um grande incentivador nesse processo.

Ingressando no Mercado de trabalho

Durante a busca pelo primeiro emprego, os jovens geralmente passam por muitas dificuldades. A maioria dos empregadores pede experiência e isto é algo que um profissional que acaba de sair da instituição de ensino não possui. Para que o jovem tenha visibilidade nessa busca e seja reconhecido como um futuro talento é preciso ter um currículo de excelência.

Com isso, mesmo que ele não possua a vivência na prática, as atividades que desenvolveu enquanto estava estudando serão um grande destaque. É preciso vir de uma educação de qualidade e também ter o auxílio de cursos profissionalizantes e, se houver oportunidade, de estágios (mesmo não remunerados).

Avaliando a importância da família

De acordo com a Doutora Fabiana Hilario, conforme defendeu em sua tese, a família e também o trabalho são grandes estruturas para a construção da vida de todas as pessoas. E, com isso, os pais possuem muita importância durante o processo de formação da carreira de seus filhos.

O apoio familiar é essencial para gerar um equilíbrio emocional nessa fase, além de ajudar para que o jovem possua mais clareza sobre o que deseja seguir durante sua vida adulta. E, claro, o maior porquê de investir na carreira das crianças e adolescentes é para que eles possam crescer de forma saudável e feliz.

Investindo no desenvolvimento de carreira

Quanto antes você incentivar seu filho, melhor será para ele, pois estará mais preparado quando terminar seus estudos. É comum para o jovem ir para campo com muitas dúvidas e inseguro de suas habilidades. Mas é possível tornar este processo mais fácil, com os seguintes passos:

1. Investir em cursos profissionalizantes

Um curso que capacite o jovem profissionalmente é uma ótima chance para que ele tenha algo a mais para apresentar quando estiver no início de sua carreira. Ao término do curso, o estudante contará com uma comprovação de que sabe atuar naquela área e isso faz muita diferença na hora da contratação. Este é o primeiro passo para o seu filho conhecer uma profissão na prática, pois geralmente estes cursos oferecem estágios ou encaminham para oportunidades, que podem ser até remuneradas.

2. Incentivar à prática de esportes e atividades extracurriculares

As atividades fora de sala de aula são muito importantes para o desenvolvimento pessoal do jovem. Cursos e esportes como: pintura, futebol, teatro, vôlei, artesanato, handebol, desenho, canto, música e redação, além de incrementarem o currículo, ajudam a desenvolver novas habilidades de forma prazerosa. Com isso seu filho pode criar um hobby, ampliar habilidades sócio-emocionais e até mesmo descobrir um dom para seguir profissionalmente alguma dessas áreas.

3. Promover aprendizado de línguas

Aprender um segundo idioma já deixou de ser algo a mais na carreira e atualmente é requisito fundamental. Nos cursos de línguas o inglês continua sendo o mais procurado. Isto é fácil de entender, porque devido à globalização, a língua inglesa acabou tornando-se a forma de comunicação entre vários países. Investir ainda em outros cursos como espanhol, francês, alemão e mandarim aumentarão ainda mais as chances de uma ótima trajetória de carreira.

4. Investir em vivências com intercâmbio

Dependendo da área de atuação, o intercâmbio será o grande diferencial na hora de escolher o profissional a ser contratado. Além de desenvolver a fluência em uma língua estrangeira, o intercâmbio aumenta a qualidade dos conteúdos escolares (se for intercâmbio de estudos) e também é uma experiência excelente para a vida pessoal de seu filho, ensinando sobre: diversidade, cultura e autonomia.

Os pais são a base para os jovens conquistarem o sucesso na vida adulta. Invista no seu filho e você sentirá muito orgulho no futuro.Quer colocar em prática a ideia de investir no desenvolvimento da carreira dos seus filhos? Então entre em contato com a nossa empresa e saiba mais sobre isso.