Como planejar um intercâmbio: 5 dicas essenciais para estudar fora

Como planejar um intercâmbio: 5 dicas essenciais para estudar fora

setembro 11, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

A vivência de um intercâmbio proporciona aprendizados que vão desde um novo idioma ou uma especialização, até ao contato com uma nova cultura e o crescimento pessoal por viver longe de familiares e amigos. Mas, para obter sucesso nessa experiência, é preciso saber como planejar um intercâmbio.

Por isso, continue a leitura deste artigo e descubra 5 dicas essenciais para planejar os estudos fora do país.

1. Estabeleça o objetivo do intercâmbio

Sempre que se falava em intercâmbio as pessoas só pensavam em um curso de línguas, mas isso mudou. Existem vários tipos de intercâmbios, por isso, o primeiro passo para saber como planejar um é definir o que se espera de um programa como esse.

É possível encontrar intercâmbios para quem deseja fazer cursos de pós-graduação, graduação ou profissionalizante. Também existem ofertas para quem prefere fazer o High School, experimentar uma imersão cultural ou trabalhar e estudar fora do país, garantindo um dinheiro extra enquanto se aperfeiçoa. Além disso, há também os cursos de inglês e outros idiomas.

Então, definido o objetivo a ser alcançado no intercâmbio, é hora de conhecer o destino.

2. Escolha o destino e defina o tempo de permanência

Depois de escolher qual o tipo de intercâmbio, é importante definir quanto tempo deseja dedicar para o programa. Será apenas no período de férias escolares ou do trabalho? Dois ou mais meses? Um ano? O tempo é essencial e está relacionado com seus objetivos.

A escolha do destino tem relação direta com esses fatores. Para quem pretende conhecer museus, história do país e não curte muito contato com a natureza, é melhor escolher entre as grandes cidades, onde encontrará essas opções com mais facilidade e poderá vivenciar o agito dos centros urbanos.

Tenha em mente que o clima do destino interferirá no aproveitamento do intercâmbio, pois se o frio ou a chuva incomodam e a permanência for longa, é melhor encontrar um destino que ofereça um clima mais tropical.

Por isso, a Internet e as redes sociais são aliadas na pesquisa de como planejar um intercâmbio. Isso porque para encontrar o destino ideal é preciso perguntar a quem já visitou ou morou no lugar, entender o clima, as opções de transporte local e tirar todas as dúvidas.

4. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o próximo passo para saber como planejar um intercâmbio. A vantagem de um programa é que no pacote já estão inclusos vários itens e não será preciso contratar tudo separadamente, mas fique atento ao que está contratando para não deixar nada de fora e depois ter que desembolsar o que não estava no orçamento.

Para isso, defina o valor disponível para investir e registre tudo em uma planilha para ajudar a manter o foco e visualizar suas escolhas. Não deixe de reservar uma quantia para os gastos no destino, mesmo que escolha trabalhar, até chegar e se estrutura, será preciso ter uma reserva financeira.

5. Providencie os documentos necessários

Apesar de estar no final da lista, os documentos são o item de maior relevância, pois sem eles nada acontece. Por isso, fique atento às exigências de cada país, estado e escola para não errar.

O passaporte é essencial e é possível checar como retirar ou renovar o documento pelo site da Polícia Federal. Também será preciso conferir a exigência do visto, comprovantes de renda, entrevistas no consulado, exames médicos e vacinas.

Algumas universidades também têm exigências de documentação, para saber sobre, consulte o site das instituições ou a agência contratada. Depois de tudo pago, será um grande prejuízo não embarcar por falha nos documentos exigidos, por isso tenha certeza que cumpriu com todos os requisitos.

Para a maioria das pessoas estudar fora é um sonho e é por esse motivo que saber como planejar um intercâmbio pode fazer a diferença nessa experiência. Então mantenha o foco nas pesquisas e acompanhe esse passo a passo para obter sucesso em seu planejamento.

Quer saber mais dicas de como planejar um intercâmbio? Siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no YouTube e no LinkedIn.