Confira 5 universidades no Canadá e suas vantagens

Confira 5 universidades no Canadá e suas vantagens

maio 4, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Quando se pensa em educação de ponta, o Canadá é um dos países mais lembrados, e não é para menos: em ranking publicado pela QS Higher Education System Strength Rankings, o Canadá aparece na quinta posição como referência em qualidade de Ensino Superior.

E, para falarmos sobre esse importante tema, preparamos este post mostrando 5 universidades no Canadá e o que elas oferecem de melhor. Confira!

Pré-requisitos para ingressar em universidades no Canadá

Assim como no Brasil, há algumas diferenças entre as chamadas colleges (que corresponderiam às faculdades) e as universities (universidades).

A primeira modalidade é mais direcionada à prática e a atribuições mais técnicas no mercado de trabalho, já as universidades têm foco mais teórico e relacionado à carreira acadêmica. No Canadá, instituições de ambas as modalidades são muito bem-conceituadas.

É importante pontuarmos que os processos de admissão nas universidades ou colleges podem ter diferenças grandes entre si, a depender da área, do tipo de curso e de outros fatores. No entanto, há alguns pontos em comum para a maioria delas. Veja a seguir!

Formação prévia

Nos cursos de graduação, é preciso que o estudante já tenha cursado pelo menos um ano de graduação em algum estabelecimento de ensino reconhecido pela instituição na qual pretende ingressar, pois o ensino médio, no Canadá, conta com um ano a mais.

Esse pré-requisito também pode ser preenchido se o estudante fizer algum curso técnico profissionalizante ou o último ano do high school no Canadá.

Fluência no inglês

Grande parte dos processos de admissão leva em conta o histórico escolar e o nível de proficiência em inglês. O estudante pode comprovar fluência no idioma por meio de certificações como IELTS ou TOEFL.

Visto canadense

Um ponto fundamental para estudantes que queiram entrar em universidades no Canadá é a obtenção do visto canadense para estudante.

No caso de cursos que tenham duração maior que 6 meses, será necessário apresentar um exame médico feito por profissional credenciado no momento da requisição do visto.

Importante: o ano letivo canadense tem início em setembro. Portanto, as universidades iniciam as candidaturas meses antes, então é fundamental atentar-se aos prazos.

Agora que já falamos sobre os pré-requisitos gerais para ingresso nas universidades, vamos ver algumas das melhores universidades do Canadá?

Universidades no Canadá

1. McGill University

Com sede em Montreal, essa universidade atrai estudantes de mais de 150 países todos os anos.

O custo de vida na cidade é considerado mais baixo que em muitas outras cidades universitárias. Outra vantagem é que grandes empresas de ramos como farmacêutico, financeiro e aeronáutico têm suas bases em Montreal. Essa pode ser uma bela oportunidade de colocação no mercado de trabalho.

2. University of Alberta

A University of Alberta oferece 400 programas acadêmicos em suas 18 faculdades. Tem reputação de excelência em grandes áreas como Humanidades, Ciências, Engenharias e Negócios.

O campus principal está localizado no centro da cidade de Edmonton, capital da província de Alberta. A universidade é casa de uma média de 39.000 estudantes ― destes, mais de 7.000 estrangeiros, de 152 países. A universidade tem atmosfera multicultural e vibrante.

3. University of British Columbia

A University of British Columbia conta com lindos campi envoltos por muita natureza nas cidades de Vancouver e Okanangan.

Essa instituição abriga atrações como uma sala de concerto, uma fazenda e o maior esqueleto de baleia azul do Canadá. Ela ainda é referência em áreas como Engenharia de Minas, Geografia e Esportes.

4. University of Calgary

Essa universidade tem mais de 200 programas acadêmicos, subdivididos em 53 departamentos e 14 faculdades. Seus 85 centros de pesquisa cobrem áreas como Ciências Sociais, Saúde, Negócios e Energia. A University of Calgary figura em primeiro lugar entre as universidades canadenses com menos de 50 anos.

5. University of Toronto

Localizado bem próximo ao centro de Toronto, o campus da University of Toronto é cercado por muito verde e belíssimas construções de arquitetura medieval. O forte dessa universidade são as áreas de Geografia, Enfermagem, Anatomia, Fisiologia e Esportes.

Agora que você já conferiu nossa lista com algumas das melhores universidades no Canadá, que tal saber um pouco mais sobre as opções de estudos oferecidas pela Efígie no país?