Confira as profissões que serão tendência em 2018

Confira as profissões que serão tendência em 2018

dezembro 19, 2017 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

A escolha da profissão envolve diversos fatores, como a afinidade pela área e o retorno financeiro. E para quem ainda está decidindo, 2018 será um ano repleto com oportunidades em diversas áreas do mercado que precisam ser consideradas.

Neste post, vamos mostrar as profissões em alta em 2018 e por que apostar nelas para garantir o seu futuro. Vamos lá?

O que vai estar em alta em 2018

Algumas profissões não sentem os efeitos da crise econômica e têm tudo para crescer ainda mais em 2018. Essas áreas serão cada vez mais importantes para as empresas e é importante estar atento para não perder a chance de crescer nesse contexto. Por isso, veja a seguir as áreas e profissões em alta em 2018 para ajudar em sua escolha:

Engenharia

Os dois maiores eventos esportivos do mundo sediados no Brasil (Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016) ajudaram a impulsionar a área de Engenharia com a construção de estádios e hotéis.

Para o próximo ano, a perspectiva é a demanda de profissionais para a construção de portos, estradas, ferrovias e infraestrutura elétrica.

Algumas das áreas de formação que devem ter alta procura de profissionais é a Engenharia Civil, a Naval e a Elétrica. A Engenharia de Telecomunicações, de Construção de Edifícios, Hídrica e Logística também são apostas para 2018.

O cientista de dados, que pode ter formação nessa área, também será um profissional requisitado em grandes empresas que necessitam de soluções de processo com base em análise de dados e conhecimento de software.

Outro cargo incipiente na engenharia, e que tem tudo para crescer, é o de gestor de cadeia logística e supply chain. Esse profissional é responsável por tornar a cadeia produtiva mais ágil e eficiente, comandando o processo de logística da empresa.

Tecnologia da informação

Com o mundo cada vez mais conectado, a área de tecnologia da informação tem crescido cada vez mais. E 2018 deve ser mais um ano de expansão do setor, com o desenvolvimento de cargos como analista de sistemas, gestor de tecnologia da informação, cientista da computação e técnico de redes de computadores.

Outras profissões da área não muito conhecidas neste momento também devem ser bastante requisitadas nas empresas no próximo ano. Um exemplo é o analista de machine learning, que propõe o desenvolvimento de algoritmos para aprimorar a capacidade de automação dos processos de uma empresa.

O especialista em clouding é outra tendência do mercado de trabalho na área de tecnologia. Esse profissional desenvolve soluções em armazenamento de dados na nuvem, o que possibilita acessar e compartilhar dados na internet e é cada vez mais utilizada por empresas de diversos setores.

Meio Ambiente

A preservação ambiental continua em pauta e as empresas têm buscado alternativas para diminuir os impactos de suas atividades no meio ambiente. Ecologia e engenharia ambiental, por exemplo, estarão em alta no próximo ano. Elas estudam os ecossistemas e promovem o desenvolvimento econômico sustentável através de projetos que respeitam os limites de utilização de recursos naturais.

Outras profissões em alta em 2018 na área ambiental são biotecnologia e agronegócios. A biotecnologia envolve estudos de melhoramento genético, bioprocessos e até gestão de negócios da área, e é essencial em laboratórios e empresas de defensivos agrícolas.

Existe também o profissional de agronegócios, que estuda os impactos administrativos, financeiros e sociais da produção agrícola e pecuária. É uma área em ascensão, tendo em vista o crescimento acima da média mundial no Brasil.

Saúde e bem-estar

A expectativa de vida cada vez mais elevada torna a Gerontologia uma das profissões do futuro em 2018. Esse profissional estuda o processo de envelhecimento do ser humano e propõe soluções que melhorem a qualidade de vida do idoso.

O mercado é amplo, já que é possível atuar no atendimento em hospitais, orientação psicológica, docência e pesquisa. Para atuar na gerontologia é necessário fazer um bacharelado de quatro anos e estágio obrigatório.

Outras opções interessantes na área de saúde são enfermagem, medicina, farmácia e quiropraxia, que trata alterações na postura e dores nas costas.

Agora que você já sabe quais são as profissões em alta em 2018, confira as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades sobre o mercado de trabalho. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!