Conheça as 10 melhores universidades dos EUA

Conheça as 10 melhores universidades dos EUA

março 1, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Para melhorar sua qualidade de educação, muitos brasileiros sonham em fazer uma faculdade no exterior. Não é surpresa que os Estados Unidos têm destaque nessa busca. Porém, com mais de 3 mil universidades e faculdades, é preciso saber qual instituição prestigiar.

Conheça, a seguir, quais são as melhores universidades dos EUA, o país com um dos mais conceituados sistemas de ensino e reconhecimento mundial!

Dicas para admissão

Antes de fazer a matrícula, é preciso analisar cada possibilidade com atenção. Dependendo do curso desejado, algumas opções são mais indicadas. Além disso, certos candidatos podem precisar de um tempo a mais em cursos de ESL (Inglês como Segunda Língua) para conseguir produzir bons trabalhos acadêmicos. Nesses casos, ter um ensino bilíngue é uma grande vantagem.

É importante lembrar que o processo seletivo é longo, então não deixe para começar sua preparação em cima da hora. Conte com pelo menos um ano de planejamento, lembrando que as aulas começam em agosto ou setembro nos EUA. Confira algumas dicas:

  • faça um planejamento de longo prazo (pelo menos 1 ano);
  • procure orientadores educacionais;
  • tenha certeza que a faculdade possui o curso que deseja;
  • pesquise sobre os campi na Internet;
  • fale com ex-alunos das universidades.

As 10 melhores universidades dos EUA

O posicionamento de cada universidade pode passar por algumas variações a cada ano. Contudo, as melhores apenas mudam de posição, caindo ou subindo no ranking, mas sempre se mantendo entre as mais bem conceituadas.

Forbes divulgou uma lista com melhores universidades dos Estados Unidos. Os critérios considerados foram: taxa de inserção no mercado de trabalho, mensalidades, satisfação do corpo estudantil e também premiações de antigos alunos. Confira a listagem com as 10 primeiras de acordo com revista americana:

  1. Universidade de Harvard;
    Local: Cambridge, Massachusetts.
  2. Universidade de Stanford;
    Local: Stanford, Califórnia.
  3. Universidade Yale;
    Local: New Haven, Connecticut.
  4. Universidade de Princeton;
    Local: Princeton, Nova Jersey.
  5. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT);
    Local: Cambridge, Massachusetts.
  6. Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech);
    Local: Pasadena, Califórnia.
  7. Universidade da Pensilvânia;
    Local: Filadélfia, Pensilvânia.
  8. Universidade Duke;
    Local: Durham, Carolina do Norte.
  9. Universidade Brown;
    Local: Providence, Rhode Island.
  10. Pomona College;
    Local: Claremont, Califórnia.

Informações sobre algumas universidades

Agora que você já sabe quais são as 10 melhores universidades dos EUA, não deixe de conferir um pouco mais sobre as mais famosas e com prestígio mundial. Selecionamos as duas instituições de curso superior que lideram o ranking para você conhecer melhor:

1. Universidade de Harvard

Essa é, provavelmente, a mais conhecida do mundo, trazendo tradição em sua qualidade. Sua fundação ocorreu em 1636, sendo a mais antiga nos Estados Unidos.

Possui aproximadamente 20 mil alunos, sendo um quarto desse número composto por estudantes internacionais. Sua taxa de matrícula é alta, principalmente pelo fato de a instituição oferecer ajuda financeira para seus estudantes.

A universidade é abrangente, sendo reconhecida pelas artes e ciências humanas tanto quanto pela ciência e tecnologia. Em suas conquistas, estão cerca de 150 prêmios Nobel e 13 vencedores do prêmio Turing. Além disso, conta com a formação de 8 presidentes entre seus antigos alunos.

2. Universidade de Stanford

Localizada próxima ao Vale do Silício, a Universidade de Stanford é destaque no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e industrial nas redondezas.

Muitos alunos e professores lideraram a abertura de grandes empresas de tecnologia e startups de sucesso como: Google, Hewlett-Packard e Snapchat. O lucro total desses empreendimentos feitos pelos ex-alunos da universidade está em torno de US $ 2,7 trilhões por ano.

Além disso, seu campus é considerado um dos mais bonitos de todo o mundo. Possui museus de arte e jardins de esculturas. Porém, a admissão não é das mais fáceis. Sua taxa de aceitação gira em torno de 5 %. Entrar em Stanford é um desafio e uma grande vitória.

Agora que você já sabe quais são as melhores universidades dos EUA, que tal começar a fazer o planejamento para admissão? Se já escolheu o destino ou se tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário neste post. Teremos prazer em respondê-lo!