Conhece o sistema educacional da Austrália? Aprenda como funciona!

Conhece o sistema educacional da Austrália? Aprenda como funciona!

março 26, 2019 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Seguindo a lógica dos países desenvolvidos,  o sistema educacional da Austrália oferece alta qualidade para os alunos. Nesse sentido, crianças a partir de cinco anos de idade devem frequentar obrigatoriamente as escolas. Essas instituições são gratuitas para residentes ou cidadãos australianos, como crédito educativo.

Se você deseja entender mais sobre o sistema educacional da Austrália e como ele difere do brasileiro, continue lendo este conteúdo!

Ensino fundamental e médio

O governo australiano enfatiza o caráter prático do ensino público, uma vez que compreende a educação como uma formação integral do cidadão. No âmbito da educação primária, é adotada a ideia da transmissão de conhecimentos, valores e competências.

Dessa maneira, a grade curricular difere bastante da brasileira. Além do estímulo ao aprendizado de diversos idiomas, as principais disciplinas do sistema educacional da Austrália valorizam diferentes conhecimentos. Confira alguns deles abaixo:

  • Educação artística;

  • Língua inglesa;

  • Saúde e Educação Física;

  • Matemática;

  • Ciências;

  • Ciências Sociais e Meio Ambiente;

  • Tecnologia.

Nesse contexto, o ensino é obrigatório até os 15 anos de idade, ou o ano 10 do high school. Depois disso, os anos 11 e 12 são optativos e direcionados aos estudantes que pretendem estudar em uma universidade. Nesses anos, o conhecimento é aprofundado em disciplinas relacionadas à área de atuação.

Por outro lado, os alunos que optam por não cursar uma graduação têm as opções de realizar estágios profissionais ou college, que oferece cursos técnicos e vocacionais, ao concluírem o ano 10. Essa modalidade, apesar de ter menor valor que um diploma universitário, é reconhecida no país e suficiente para diversas profissões.

Ensino superior

Undergraduate são os cursos de bacharelado equivalentes às graduações brasileiras. Eles têm duração média de dois a cinco anos e o ingresso depende das notas obtidas nos dois últimos anos do ensino médio.

Assim como nos Estados Unidos, as universidades são pagas e reconhecidas mundialmente pela qualidade do ensino que oferecem. Normalmente, as aulas mesclam lectures, que são expositivas, e tutorials, que têm número de estudantes reduzido e visam o aprofundamento do conteúdo exposto em sala.

Além disso, existem os cursos de extensão, excelentes opções para qualquer currículo. Eles apresentam curta duração, preços acessíveis e possibilitam o aprendizado de conteúdos mais específicos, como negociação, liderança e pensamento estratégico.

Pós-graduação e extensão

Na Austrália, a pós-graduação é dividida em três etapas e o estudante tem a possibilidade de decidir se realizará todos os módulos. O primeiro, graduate certificate, dura seis meses e aprofunda os estudos realizados anteriormente. O segundo, é o graduate diploma, que dura um ano e contribui para a especialização. O último é o masters degree, que dura um ano e conclui os estudos.

Outra alternativa bastante comum está nos cursos de Master of Business Administration (MBA), normalmente procurados por profissionais da área da Administração. Esses oferecem o aprofundamento dos conhecimentos relacionados à gestão e aos ambientes de negócios.

Por fim, percebe-se que investir no sistema educacional da Austrália é uma excelente alternativa para quem busca engrandecer o currículo e se tornar um profissional diferenciado. Isso porque o país valoriza a educação como formação integral dos valores do ser humano, além de ter algumas das instituições mais renomadas do mundo.

É essencial ressaltar a importância de contar com uma empresa especializada em programas internacionais para estudo no exterior. Além disso, considerar o high school virtual, que tem um valor mais acessível, possibilita a conquista do diploma e dispensa disciplinas da escola brasileira, também é uma ótima opção.

Este artigo sobre o sistema educacional da Austrália foi relevante para você? Caso a resposta seja sim, entre em contato com a Efígie agora mesmo para conhecer nossos serviços ou tirar suas dúvidas!