Descubra já 5 motivos para você fazer um intercâmbio no Canadá!

Descubra já 5 motivos para você fazer um intercâmbio no Canadá!

outubro 23, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Fazer um intercâmbio no Canadá é, certamente, uma grande oportunidade para amadurecer, se desenvolver como pessoa, ampliar a bagagem cultural, atualizar o currículo e complementar a formação para ter uma carreira de sucesso.

No entanto, muita gente ainda tem dúvida se esse é ou não o melhor destino para estudar no exterior. Pensando nisso, reunimos 5 motivos que mostram por que o Canadá é o local perfeito para você viver essa experiência. Confira!

1. Sistema educacional de excelência

Para começar, o sistema educacional do Canadá é conhecido internacionalmente por ser de excelência. Prova disso é que, de acordo com os dados do QS World University Rankings 2019, elaborado pelo QS Top Universities, existem 25 universidades canadenses entres as 700 melhores do mundo.

Entre elas, podemos destacar três que estão no top 50: a University of Toronto (28º), a McGill University (33º) e a University of British Columbia (47º).

Para chegar a esse resultado, o levantamento considera aspectos que vão desde a qualificação técnica do corpo docente até a quantidade de alunos internacionais recebidos anualmente pelas instituições.

2. Alto índice de qualidade de vida

Fora o ensino prestigiado, os intercambistas também desfrutam de outra característica bastante marcante no Canadá: a qualidade de vida. Tanto é que, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ele está entre os 10 países com maior IDH do planeta (9º), com um índice de 0,913.

Na prática, isso não só significa que a oferta de serviços básicos (segurança, saúde e educação) cumpre com o que é prometido pelo Governo, como também que há mais inclusão social e respeito à diversidade, seja ela étnica, religiosa, sexual, etc.

3. Oportunidade de aprender não só um, mas dois idiomas

Outro motivo para você fazer intercâmbio no Canadá é a possibilidade de se tornar fluente não apenas no inglês, mas também no francês — uma vez que ambas as línguas são oficiais no país. A razão disso é que ele foi originalmente uma colônia da França e, só depois, do Reino Unido.

Como resultado, algumas províncias (como é o caso do Quebec) mantiveram vivos o idioma francês, os costumes e as tradições antigas, proporcionando uma grande diversidade cultural e fazendo com que, atualmente, grande parte da população seja bilíngue.

4. Clima diferente do Brasil

Também é importante ressaltar que o clima do Canadá é bem diferente do existente no Brasil. Enquanto aqui o que predomina é o tropical, lá, a dominância é do temperado com as quatro estações bem definidas ao longo do ano.

Inclusive, esse é um aspecto que influencia muito a vegetação local — que é mais montanhosa — e a urbanização das cidades, que são preparadas para lidar tanto com o verão com altas temperaturas quanto com o inverno bem rigoroso abaixo de 0º.

5. Dólar canadense mais barato que o americano

Por fim, é claro, não podemos deixar de citar que o câmbio do dólar canadense é inferior ao do dólar americano. Esse pode ser um detalhe que parece simples, mas acredite: é essencial para que você tenha uma estadia tranquila no país.

Isso porque moedas bastante valorizadas frente ao real tornam o custo de vida no exterior muito mais alto,  especialmente se você deseja passar meses ou mesmo anos fora do Brasil — o que pode acontecer, por exemplo, no caso de graduações é pós-graduações.

Viu só como um intercâmbio no Canadá é uma boa ideia não apenas no quesito profissional, mas também no pessoal? Por isso, não deixe de investir nessa experiência única e transformadora!

Se você gostou do conteúdo de hoje, aproveite para conferir também nosso post sobre quais cursos podem ser realizados nesse destino!