Educação a distância: 5 motivos para você começar [agora]

Educação a distância: 5 motivos para você começar [agora]

novembro 14, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

A educação a distância no Brasil cresce exponencialmente. De acordo com uma pesquisa do Inep realizada em 2016, existem 1,5 milhão de pessoas matriculadas em cursos superiores a distância no país. Em virtude do avanço das tecnologias e, principalmente, da internet, a modalidade de ensino destaca-se entre brasileiros que desejam poupar dinheiro e estudar com comodidade.

Se você não tem certeza se deve investir em um curso EAD, confira o post a seguir. Separamos cinco motivos para você não perder tempo e realizar a matrícula agora. Confira!

1. Economize tempo e dinheiro

ensino a distância permite que alunos estudem em qualquer local, sem que haja necessidade de deslocamentos — é possível acessar conteúdos e atividades na comodidade de suas casas, por exemplo. Com isso, custos extras com alimentação, moradia e transporte são totalmente descartados.

As baixas mensalidades também são bastante atraentes. Afinal, o investimento em um programa EAD é consideravelmente menor em relação a um presencial. A economia estende-se aos materiais didáticos, pois boa parte da bibliografia utilizada é consultada no ambiente online.

2. Comprometa-se com o próprio aprendizado

Na educação a distância, o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado, além de ser completamente responsável pelo seu desempenho e aprimoramento de habilidades. É ele que define horários de estudos, que busca suporte e toma a iniciativa para interagir com tutores, colegas e professores.

A modalidade desenvolve um senso de responsabilidade e autodisciplina no estudante, que necessita manter-se extremamente organizado para conseguir acompanhar o curso de maneira produtiva.

3. Tenha acesso a uma pedagogia inovadora

As novas tecnologias permitem que o estudante absorva conhecimento de diversas maneiras. Por meio de chats, videoconferências e simulações, por exemplo, garante-se a aprendizagem e interação de forma lúdica e bastante eficaz.

Com esses recursos, é mais fácil prender a atenção do aluno, garantindo que haja absorção e assimilação de conteúdos.

4. Desfrute da flexibilidade de horários

Uma das vantagens mais interessantes da educação a distância é a possibilidade que o aluno tem de definir o próprio cronograma de estudos.

A flexibilidade de horários é um benefício chamativo para pessoas que desejam conciliar um curso com trabalho e demais atividades. Ou, ainda, quem simplesmente possui um ritmo de aprendizagem diferente dos demais e precisa adequar os estudos de acordo com suas necessidades e particularidades.

5. Interaja com alunos e professores

A interação com outras pessoas não deixa de existir durante um curso a distância. Mesmo em um ambiente online, o aluno conversa com professores, expõe suas dúvidas e comentários em fóruns e relaciona-se com seus colegas.

Quem não se sente à vontade para compartilhar considerações e ideias encontrará na modalidade um espaço mais livre para fazer suas contribuições e participar ativamente das aulas.

Como vimos, a modalidade de ensino a distância é inovadora, econômica e bastante flexível. Com o EAD, é possível adquirir conhecimento sem sair de casa e ainda desenvolver competências valiosas para o mercado de trabalho, como iniciativa, disciplina e autonomia.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como a educação a distância é benéfica para muitas pessoas!