Graduação no exterior: 3 passos para escolher a universidade para seus filhos

Graduação no exterior: 3 passos para escolher a universidade para seus filhos

fevereiro 23, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Realizar a graduação no exterior significa muito mais do que apenas um diploma diferenciado. Essa oportunidade proporciona aos estudantes experiências que enriquecerão sua vida pessoal e profissional.

cuidado com a educação dos filhos é uma preocupação constante e crescente entre os pais. Se você faz parte desse time, descubra 3 passos importantes para escolher a melhor universidade para seus filhos.

1. Analise os benefícios de estudar no exterior

Estudar em outro país é uma opção cada vez mais viável e ao alcance de muitas pessoas. Apesar de algumas dificuldades, realizar a graduação no exterior oferece muitos benefícios. Mas é preciso ter essas vantagens sempre muito claras, pois isso minimiza os riscos de se decepcionar ou desanimar.

Networking global

Construir uma rede de contatos é uma importante ferramenta profissional, certo? Imagine então a importância de estabelecer vínculos com pessoas de várias partes do mundo!

Existem muitas universidades que possuem foco na internacionalização, com o objetivo de formar uma grande rede cultural e intelectual com estudantes de diversos países, resultando em ótimas oportunidades para manter contato com pessoas de diversas culturas e diferentes níveis de acesso ao conhecimento.

Fluência em um idioma (ou até mais)

A melhor maneira de aperfeiçoar um idioma é treinando. E quer treinamento melhor do que conviver com pessoas que falam essa língua durante o tempo todo?

Se o seu filho ainda não é fluente, existem universidades que oferecem opções de ambientação ao idioma para alunos estrangeiros. Se ele já domina o idioma, pode aproveitar para aprender outra língua com estudantes de outras nacionalidades.

E há ainda países que tem dois idiomas oficiais, como o inglês e o francês que são falados no Canadá.

Convivência com outras culturas

A imersão em uma cultura diferente pode proporcionar experiências únicas aos seus filhos, trazendo novas percepções e ampliando seus horizontes.

2. Escolha a universidade de acordo com o perfil do estudante

De nada adianta escolher uma universidade estrangeira renomada, se ela não oferecer elementos que tenham identificação com o perfil do seu filho. Confira algumas dicas:

Avalie a vocação e afinidades do estudante

Sim. É preciso considerar os interesses e preferências de seu filho. Se ele possui alguma habilidade especial, uma paixão ou um assunto que desperte seu fascínio, a melhor opção é escolher uma instituição de ensino que ofereça cursos relacionados a esses interesses. Assim, suas escolhas profissionais serão mais agradáveis e gratificantes.

Mas é claro que é preciso considerar também o mercado de trabalho e a recompensa financeira de cada opção, sobretudo no Brasil.

Considere as exigências e expectativas do seu filho

Além de seus hobbies, você deve buscar atender às exigências e expectativas de seu filho. Se o interesse dele se resume a instituições tradicionais, por exemplo, aplique esse filtro.

Mais considerações: idioma principal ou oficial, países ou regiões preferidas, estações do ano e temperatura etc. Elencar as exigências facilita na hora de filtrar as escolhas.

Avalie a cidade

Outro item relevante é a cidade onde o estudante vai morar. Como a graduação dura alguns anos, é importante realizar uma pesquisa prévia para verificar o melhor lugar para se estabelecer.

Elementos como porte da cidade, custo de vida, segurança, meios de transporte, distância até a universidade, mobilidade são alguns itens importantes a serem considerados antes de definir o local de moradia.

Identifique o curso ideal

O próximo passo é escolher a universidade que ofereça a melhor opção de curso. Com tantas instituições de ensino acessíveis, o ideal é realizar uma pesquisa ampla para identificar aquela que possibilitará o melhor aprendizado para o seu filho. Para isso, utilize todas as ferramentas disponíveis, fóruns, sites especializados, referências de amigos e conhecidos, entre outras.

3. Verifique se o diploma de conclusão é válido no Brasil

O governo brasileiro realiza a revalidação do diploma apenas de universidades reconhecidas por ele em termos de excelência. Por isso, pesquise previamente se a instituição escolhida consta na lista de referências do governo.

Se ela não estiver, a grade do curso deverá ser equivalente ao currículo oferecido por uma universidade brasileira. Nesse caso, o aluno poderá solicitar a validação e aguardar a análise.

Quer receber mais informações sobre educação? Entre em contato com a Efígie Educacional e conheça mais sobre graduação no exterior.