High School x Ensino médio: conheça suas diferenças

High School x Ensino médio: conheça suas diferenças

abril 17, 2019 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

O número de estudantes brasileiros interessados em participar de programas de intercâmbio no exterior aumenta a cada dia. Essa experiência gera muitas vantagens, tanto pessoal quanto profissionalmente, uma vez que se torna um diferencial no currículo do aluno. 

Os Estados Unidos costumam estar em primeiro lugar entre os destinos mais procurados, então, que tal conhecer algumas diferenças entre os sistemas de ensino americano e brasileiro?

High school x ensino médio: continue a leitura e veja em que aspectos eles se diferenciam.

Grade curricular

O estudante leva quatro anos para concluir o high school (um ano a mais em relação ao ensino médio brasileiro). Das disciplinas disponíveis, apenas três são obrigatórias (Inglês, História e Matemática), as demais são eletivas e podem ser escolhidas levando-se em consideração as habilidades e o perfil do aluno.

É interessante lembrar que as disciplinas eletivas podem variar de acordo com cada região do país.

Já o ensino médio no Brasil tem duração de três anos e conta um currículo obrigatório previamente definido. As matérias devem ser estudadas pelo aluno durante o tempo citado, que antecede o vestibular. Vale ressaltar que, no Brasil, a grade curricular obrigatória é a mesma em todo o território nacional.

Horário de estudo

Outra grande diferença entre os dois sistemas de ensino está relacionada ao horário de estudo. O high school é disponibilizado em horário integral, normalmente das 8 horas às 15 horas e 45 minutos, podendo sofrer variações conforme o local.

A duração das aulas não é a mesma em todas as disciplinas, e os alunos têm um intervalo para o almoço entre as 12 e as 14 horas.

O aluno pode consumir o que é oferecido pela escola (mediante pagamento, em escola pública ou particular) ou pode levar seu próprio lanche. Durante esse período, ele tem liberdade para se retirar das dependências da escola, caso queira.

O ensino médio brasileiro pode ser cursado em turno matutino, vespertino ou noturno, com 5 aulas de 50 minutos cada. Algumas escolas particulares também oferecem ensino médio integral, com atividades extra-curriculares e monitorias. 

Nas escolas públicas a merenda é gratuita, enquanto nas particulares é preciso pagar. Também é permitido que o estudante leve seu próprio lanche.

Ingresso na universidade

Tanto no high school quanto no ensino médio existe a pressão da preparação para o ingresso na universidade, que tem processos muito diferentes nos dois países.

Nos Estados Unidos o estudante precisa preencher o common application, um formulário de candidatura à universidade. Também é necessário passar pelo Scholastic Aptitude Test, um teste padronizado que mede a aptidão dos estudantes em leitura, escrita e matemática.

Além disso, precisam ser enviados à universidade o histórico escolar, uma ou mais redações (onde o aluno se apresenta e discorre sobre sua vida acadêmica e pessoal) e cartas de recomendação (preparadas por professores ou tutores e apresentando a opinião deles a respeito do candidato).

O objetivo é comprovar que o estudante está apto, do ponto de vista acadêmico e pessoal, a ingressar na universidade em questão.

Já nas universidades brasileiras, o aluno precisa passar pelo vestibular. O mais tradicional vestibular do país é o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que foi criado com a finalidade de avaliar o desempenho dos alunos ao fim da educação básica.

Atualmente, porém, o resultado do exame é usado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, podendo complementar ou substituir o vestibular tradicional.

Tanto o Enem quanto os demais vestibulares usam critérios objetivos de seleção — entram os candidatos que obtiverem maior pontuação nas provas.

Os vestibulares tradicionais podem dispor de uma ou mais fases. No segundo caso, a primeira fase normalmente é eliminatória e conta com perguntas de múltipla escolha, enquanto a segunda é discursiva ou testa habilidades específicas. Em ambos os casos, exige-se que uma redação seja produzida.

High school x ensino médio: agora você já sabe quais são as principais diferenças entre os dois sistemas. Para garantir uma experiência de intercâmbio ainda melhor, é fundamental escolher uma empresa especializada na área, que possa dar todas as orientações necessárias.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco e conheça os serviços e programas oferecidos!