Intercâmbio de férias: conheça a sua importância e vantagens

Intercâmbio de férias: conheça a sua importância e vantagens

janeiro 18, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Preparar os filhos para o competitivo mercado de trabalho é uma preocupações recorrentes dos pais, não é mesmo? Para cumprir esse objetivo há diversos meios, tais como: escolher uma boa escola, incentivar à leitura e proporcionar um intercâmbio de férias.

A propósito, oferecer aos adolescentes uma temporada no exterior, além das vantagens para carreira, é uma oportunidade de amadurecimento pessoal. Afinal, o jovem precisará tomar decisões cotidianas sem a presença dos pais. Então, para você entender melhor sobre os benefícios dessa experiência, preparamos este post com as principais informações sobre o tema. Confira tudo a seguir!

Por que fazer um intercâmbio de férias?

Primeiramente, é importante esclarecer porque proporcionar aos filhos um intercâmbio de férias, afinal, geralmente, há dúvidas se passar apenas um mês em outro país é interessante. Esse tipo de programa é recomendado para que não haja perda de um semestre ou mesmo do ano escolar no Brasil. Isto é, somente o período de recesso será aproveitado na vivência internacional, o que não causará interferência na rotina estudantil.

Mais um motivo para optar por essa experiência nas férias é a possibilidade de conhecer países e culturas diferentes. Por exemplo, em um ano é possível estudar nos Estados Unidos, no outro na Alemanha. Dessa forma, haverá mais aprendizado e a vida aqui no país de origem não será impactada.

Como funciona um intercâmbio de férias?

Apesar de o curso de idiomas ser o programa de intercâmbio mais conhecido, existem outras modalidades que o seu filho possa se interessar. Entre elas, vale destacar o trabalho voluntário, no qual o jovem embarcará para atuar em algum projeto relacionado às causas humanitárias, preservação da natureza e dos animais, entre outras propostas. É uma chance de expandir os horizontes e conviver com a diversidade.

Mais uma possibilidade são cursos extras como empreendedorismo e inovação ou aprendizado de futebol e basquete, com o aperfeiçoamento de um idioma estrangeiro. Essa é uma modalidade que permite aos jovens aliar os seus interesses com o ensino de línguas.

Por fim, vale ressaltar que os cursos de idiomas no intercâmbio de férias são indicados para conquistar mais desenvoltura e ampliar o vocabulário ao se comunicar.

Quais são os benefícios deste programa?

Fazer um intercâmbio de férias proporcionará diferentes vantagens pessoais e profissionais ao jovem que serão positivas, inclusive, na fase adulta. Confira os principais benefícios:

Criar networking

Ter uma rede de contatos é fundamental para fazer amizades, conseguir indicações de trabalho e estudos, e adquirir mais conhecimento. Ao participar de um programa de intercâmbio, seu filho estará em contato com pessoas de todo o mundo, o que contribuirá para criação de um networking qualificado e diversificado.

Conhecer novas culturas

Viajar para um país estrangeiro é uma possibilidade de conhecer novas culturas e praticar o respeito e tolerância. Afinal, cada povo tem os seus costumes e todos precisam aprender a viver em harmonia e com respeito às diferenças.

Fazer descobertas profissionais

É comum os jovens sentirem-se indecisos sobre os rumos da vida profissional, porém ao fazer um intercâmbio, é possível descobrir novas áreas de interesses e habilidades, e até mesmo sua vocação.

Aproveitar produtivamente as férias

É verdade que o período de férias é para se divertir e passear. Entretanto, isso tudo pode ser feito durante um intercâmbio, o que permitirá um melhor aproveitamento desses dias, com muito aprendizado, estudos, crescimento pessoal e cultural e, claro, diversão.

Desenvolver a independência

Um dos melhores benefícios do intercâmbio de férias é a contribuição para que o estudante desenvolva independência. Como estará longe dos pais e da sua zona de conforto, precisará tomar decisões, resolver problemas e cumprir todas as suas obrigações sozinhos. Essas circunstâncias ajudarão no seu amadurecimento, que será sentido diretamente na vida profissional.

Por fim, para que essa experiência seja efetivamente positiva e bem aproveitada, é imprescindível contar com o apoio de uma agência especializada. Afinal, é necessário ter profissionais de confiança para garantir o sucesso da viagem.

Ficou interessado no intercâmbio de férias? Aproveite para conhecer com mais detalhes alguns dos programas de férias em diferentes países!