Já ouviu falar em intercâmbio familiar? Entenda como é feito

Já ouviu falar em intercâmbio familiar? Entenda como é feito

janeiro 11, 2019 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Intercâmbio familiar é a possibilidade de proporcionar uma rica experiência de estudo em conjunto, ao realizar diferentes cursos no exterior. Para tal finalidade, há duas opções: apenas um dos pais estuda ou toda a família junta. Por essa razão, é importante saber que a grande maioria das escolas nos países estrangeiros exige uma idade mínima — geralmente a partir dos oito anos.

Além disso, neste post vamos explicar um pouco mais sobre como o intercâmbio familiar funciona e se vale a pena fazê-lo, citando algumas vantagens para você. Acompanhe!

Oportunidade de conhecer outras nacionalidades

Uma das principais vantagens para realizar um intercâmbio familiar é a oportunidade de aprender sobre outras culturas. Isso contribui para abrirmos a nossa mente e sermos menos intolerante com as pessoas que nos cercam.

Todo país tem costumes diferentes dos nossos, são hábitos próprios que nos fazem ver a vida de outra perspectiva. Essas reflexões geram a vontade de implementar alguns desses aspectos em nosso próprio meio, o que pode trazer uma melhora significativa para termos mais qualidade de vida e bem-estar.

A família toda fica perto

Além de conhecer outras nacionalidades, outra vantagem para realizar um intercâmbio assim é contar com os familiares mais ligados entre si. Infelizmente, os momentos de união entre a família têm se tornado cada vez mais raros em nossas vidas, principalmente quando apenas um dos membros estuda fora, intensificando a segregação entre pessoas próximas.

intercâmbio familiar é extremamente importante para que toda a família possa continuar unida e aprender algo novo. Assim, os pais não precisam passar pela dor de verem seus filhos longe de casa por um determinado tempo.

Estreitamento de laços

Outro benefício de levar toda a família para estudar fora é criar mais vínculos. Isso significa poder conhecer famílias de outros lugares e fazer amizades especiais com pessoas que nunca imaginaríamos ver.

Do mesmo modo, as crianças e os adolescentes poderão ter contatos com indivíduos diferentes e enriquecedores na aprendizagem deles. Além disso, essa situação é um ótimo momento para poder ensinar os filhos sobre a importância de respeitar o próximo e o diferente da gente.

Aumento da qualidade do tempo

Uma viagem para o exterior também pode corroborar para melhorar a experiência com o tempo. Como esse passeio é um momento especial e, às vezes, único na vida de um grupo familiar, desejamos aproveitar bastante o período que temos no país estrangeiro.

Aprendizado do idioma em conjunto

Por fim, é muito vantajoso realizar o intercâmbio familiar para fazer o estudo de uma língua estrangeira em grupo. Não é difícil encontrar famílias, por exemplo, em que apenas os filhos sabem se comunicar em inglês, não podendo interagir com os pais. Ao contrário disso, é muito gratificante efetuar um intercâmbio e aprender um outro idioma com todos os membros da família interagindo.

Portanto, neste post, mostrarmos o que é o intercâmbio familiar e como isso é feito, além de descrever algumas das vantagens de optar por ele. Ademais, é útil informar que os custos para ir aos Estados Unidos, por exemplo, ficam em torno de US$ 5.700, levando em consideração os gastos com curso, acomodação no hotel da própria escola e passeios.

Então, gostou do nosso texto? Agora compartilhe em suas redes sociais e informe os seus amigos!