High school virtual: você sabe o que é?

High school virtual: você sabe o que é?

dezembro 3, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Já ouviu falar do high school virtual? Você é um pai preocupado com o futuro e muito dedicado com a educação de seus filhos? Nesse cenário inconstante da economia brasileira, você sabe muito bem que o mercado está cada vez mais competitivo e em busca de profissionais qualificados, certo?

Por isso, vem investindo na educação das crianças para que elas tenham uma boa oportunidade de realizar a graduação no exterior e, em consequência, uma boa colocação no mercado profissional, com a garantia de um futuro próspero.

A fluência na língua inglesa já foi alcançada, mas não é o suficiente para conquistar a vaga em uma universidade norte-americana. Porém, você sabia que o intercâmbio não é a única forma de valorizar o currículo dos estudantes brasileiros?

Neste artigo, vamos apresentar uma nova modalidade de ensino a distância, explicar o seu funcionamento e os benefícios que a acompanham. Veja a seguir!

O que é high school?

São três os níveis que dividem a educação norte-americana. O primeiro é chamado de elementar (elementary school), o segundo é o nível médio (middle school), e o terceiro, o secundário, que é conhecido como high school — tão famoso nível que costumamos ver nos filmes americanos.

O high school é equivalente ao período estudado do nono ao décimo segundo ano no Brasil, e compreende as disciplinas de Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Educação Física. Há também as disciplinas eletivas, que ajudam o estudante a se aproximar das áreas que pretende cursar no ensino superior.

O que é high school virtual?

O principal diferencial do high school virtual é que ele oferta o mesmo que uma escola tradicional americana, porém, dentro do nosso país.

Você não precisa enviar seus filhos para o exterior para que eles obtenham um segundo diploma. Por meio de uma plataforma online, o ensino médio americano pode ser concluído paralelamente ao brasileiro. Com isso, ao final do período cursado, o seu filho portará dois diplomas: um do Brasil e outro dos Estados Unidos.

Como funciona a modalidade online?

O aluno terá aulas virtuais por meio de uma plataforma online com professores nativos americanos. Para conquistar o diploma, é necessário que ele curse as seis disciplinas obrigatórias e mais três eletivas, que poderão ser a sua escolha.

Entre as matérias que podem ser escolhidas, estão: Belas Artes, Gestão de Saúde, Psicologia, História da Arte, Artes Digitais, Ciência da Computação, Game Design, Ciências Biológicas, Marketing e Finanças Pessoais. As disciplinas de Economia, História dos Estados Unidos e Governo Americano também entram na grade curricular.

O programa de high school virtual foi especialmente desenvolvido para os alunos que pretendem concluir o ensino superior no exterior. O ambiente online permite que o pai acompanhe o progresso do seu filho na plataforma e, também, que o aluno interaja com outros estudantes que estão concluindo o programa ao redor do mundo.

Quais são os pré-requisitos para ingresso?

Para realizar a matrícula e obter os dois diplomas, o aluno deve estar matriculado em qualquer série entre o oitavo e o terceiro ano do ensino médio brasileiro. É indispensável que o jovem tenha, no mínimo, o nível intermediário da língua inglesa para cursar as aulas.

Quais diferenciais competitivos o high school oferece?

Como já mencionamos, os estudantes brasileiros que optam pelo high school, mesmo com um ensino a distância e online, têm contato com professores nativos americanos. Dessa forma, podem aperfeiçoar a língua inglesa, considerada diferencial competitivo no mundo profissional, de maneira mais efetiva em relação a qualquer curso de uma escola de idiomas.

Isso significa que o aluno estará apto a ingressar em universidades do Canadá, Estados Unidos e Europa sem a necessidade de passar por testes de proficiência, como o TOEIC e TOEFL. Graças ao diploma americano, o mercado de trabalho — tanto o do exterior como o do Brasil — será mais receptivo para ele, e as oportunidades, por conseguinte, serão maiores.

Como funciona a interação com outros estudantes?

Saiba que o ensino a distância não é um impeditivo para que os jovens estabeleçam novas amizades no exterior durante o high school online. A plataforma oportuniza a interação entre diversos estudantes ao redor do mundo com o mesmo objetivo: aperfeiçoamento acadêmico por meio de um diploma americano.

O convívio, mesmo no campo virtual, será essencial para que o jovem amplie sua visão do mundo. A experiência fará com que ele esteja em contato com diferentes culturas, tradições e costumes. Ele partilhará seu dia a dia com novos amigos e começará, a partir daí, a criar uma rede de contatos que poderá ser importante para seu futuro como profissional.

Quais habilidades são aprimoradas no ensino a distância?

Na modalidade online do high school, determinadas habilidades, como escrita, fala, leitura e escuta na língua inglesa, são desenvolvidas. A capacidade de argumentação também é expandida em virtude da apreensão de novos conhecimentos e do contato com pessoas de diferentes lugares do mundo, sejam professores, sejam alunos.

Há destaque, ainda, para as disciplinas que são ministradas durante o curso. Elas permitem que o nível acadêmico de um jovem brasileiro esteja igualado ao de um estudante do exterior. Com um currículo escolar mais robusto, o estudante irá, definitivamente, sentir-se muito mais confiante para aprimorar suas competências, otimizar suas habilidades e enfrentar o mundo profissional no futuro.

A experiência também será de grande valia para o amadurecimento do estudante em diversos âmbitos de sua vida. Afinal, ele estará inserido em uma rotina de estudos completamente diferente, que exigirá uma capacidade de organização, adaptação e dedicação maior.

No post de hoje, você pôde ver que o high school virtual é, sem dúvidas, a maneira mais prática e inovadora de preparar o seu filho para a vida acadêmica no exterior sem sair do país.

Mesmo com um ensino a distância e online, o high school é bastante benéfico para o estudante brasileiro que deseja alçar novos voos mundo afora, conquistar oportunidades em universidades do exterior e o mais importante: obter destaque em um mercado de trabalho cada vez mais agressivo e exigente.

Você ficou interessado no assunto? Então, aproveite para ler o nosso artigo sobre as principais diferenças entre o sistema escolar americano e o brasileiro.