Saiba como lidar com a timidez do seu filho ao falar outro idioma

Saiba como lidar com a timidez do seu filho ao falar outro idioma

março 12, 2019 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Para ensinar aos filhos uma língua estrangeira é muito importante que os pais saibam lidar com a timidez das crianças e adolescentes. Isso porque a timidez é um sério problema na hora de aprender um novo idioma, pois uma nova língua exige prática e interação para que o aprendizado seja eficiente.

Dessa forma, neste post, apresentaremos as principais dicas para os pais conseguirem lidar com a timidez de seus filhos ao falarem outro idioma. Acompanhe!

Ajude com a interação social

Uma das principais dicas para lidar com a timidez das crianças é ajudando-as na interação social. É por meio das interações que os pequenos vão vivenciar a troca de experiências e conhecimentos para construir valores e princípios de colaboração e generosidade.

Assim, os pais têm um papel fundamental na promoção dessas interações sociais, sendo eles os responsáveis por criar situações que levem os filhos a interagirem com outras crianças, de diferentes raças e culturas.

Mantenha o diálogo

Além de ajudá-los com a interação social, outra dica essencial para lidar com a timidez do seu filho ao falar outro idioma é sempre manter o diálogo nas comunicações feitas no lar.

As crianças precisam ver os pais como parceiros e não como adversários querendo criticá-las por tudo. Para isso, tente demonstrar para os pequenos que você está ao lado deles e está fazendo de tudo para ajudá-los, pois assim eles vão melhorar o comportamento tímido com mais facilidade.

Encoraje o convívio

Outra orientação para saber lidar com a personalidade tímida do seu filho é encorajando o convívio. Geralmente, as crianças gostam dos reforços positivos que visam destacar as atitudes delas nas boas situações.

Nesse caso, é interessante tentar aumentar a confiança delas elogiando as suas novas habilidades, principalmente as que se referem à prática e à interação para a aprendizagem do idioma estrangeiro. Além disso, vale lembrar que até mesmo os poucos avanços já podem ser considerados, uma vez que isso também contribui para que as crianças se soltem.

Abandone posturas protecionistas

Abandonar posturas protecionistas é mais uma ótima forma de lidar com a timidez dos pequenos. É importante tentar não fazer comparações que possam ferir sua vulnerabilidade, para que aprendam a compartilhar suas opiniões com outras pessoas — ainda que possam lutar um pouco no começo com o modo tímido e inseguro.

Tenha paciência

Por fim, mais uma dica de como lidar com a timidez do seu filho ao falar outro idioma é ter paciência com o desenvolvimento dele até que melhore esse comportamento. Não é prudente levá-lo a situações embaraçosas que não vão contribuir para que ele se torne desinibido.

Portanto, neste post, abordamos sobre as principais dicas para os pais conseguirem lidar com a timidez de seus filhos ao falarem outro idioma. Cabe destacar que os pais devem evitar atitudes como a hipercrítica e comportamentos que levam ao medo e ansiedade, pois elas só agravam o problema, aumentando a insegurança do filho.

Então, gostou da leitura? Agora veja o nosso conteúdo sobre como e por que investir no desenvolvimento de carreira dos filhos e continue aprendendo!