Saiba mais sobre a cultura canadense e os costumes de seu povo

Saiba mais sobre a cultura canadense e os costumes de seu povo

abril 18, 2019 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

O que você sabe sobre a cultura canadense? Assim como a brasileira, ela é bastante diversificada, miscigenada e composta de vários contrastes. Foi moldada sob a influência de povos oriundos da Europa, como portugueses, italianos, holandeses. Mas foram os ingleses e franceses os responsáveis pela colonização do país.

Conhecido por sua população bastante acolhedora, o Canadá é um dos destinos preferidos de quem deseja trabalhar ou estudar no exterior. De acordo com a Agência Canadense de Imigração, Refúgio e Cidadania, entre janeiro e setembro de 2016, 92.4 mil brasileiros pediram permissão para viver temporariamente no país.

Quer saber mais sobre a cultura canadense? Neste post você conhece cinco costumes diferentes do país. Acompanhe!

Valor à individualidade

O individualismo é bastante comum no mercado de trabalho canadense. Os profissionais do país não estão preocupados em desenvolver um relacionamento pessoal com seus colegas  o foco está, essencialmente, em processos, regras e deadlines. É comum, ainda, que várias decisões do dia a dia sejam tomadas de maneira independente pelas pessoas, sem que haja obrigação de consultar uma determinada equipe.   

Crianças mais independentes

No Canadá, as crianças são criadas para serem independentes. Desde muito cedo, são estimuladas a escolherem suas próprias roupas, irem sozinhas ao banheiro e até a comerem sem a ajuda dos pais. Mesmo que algo não seja feito com perfeição, elas continuam sendo incentivadas a realizar tarefas sem a ajuda de adultos  independentemente de ainda frequentarem o jardim de infância.   

Compromissos com hora marcada

Os canadenses são extremamente rígidos em relação a horários. No país, a pontualidade impera e não há tolerância de alguns minutos de atraso como aqui no Brasil, especialmente em reuniões de negócios ou consultas médicas. Até festas de aniversário e outras confraternizações tem hora marcada para terminar e esses horários são respeitados sem questionamento. 

Sem sapatos dentro de casa

Quantas vezes você já pediu para que seus filhos não andem descalços em casa? Desde crianças, ouvimos que essa prática pode até nos deixar doentes. Mas, no Canadá, isso não é um problema. Antes de entrar na casa de qualquer pessoa, é obrigatório que você tire seus sapatos. Aliás, na cultura canadense, o costume é uma questão de respeito.  

Respeito às leis

A polícia canadense é bastante severa quanto ao cumprimento das leis no país. Se um cidadão comete qualquer tipo de infração, seja dirigir acima da velocidade permitida ou até jogar lixo no chão, não há conversa ou “jeitinho brasileiro” que resolva a situação — a punição por lá é garantida.

Como você pôde conferir, a cultura canadense possui aspectos bem diferentes da brasileira, que podem até ser considerados rígidos. No entanto, estar em contato com os costumes do país, é uma oportunidade valiosa para que seus filhos aprendam a importância de desenvolverem um senso de independência logo cedo, além do respeito ao próximo e, especialmente, às regras de qualquer local.  

Você gostou deste conteúdo? Então, aproveite para saber mais sobre o Canadá. Confira agora nosso artigo sobre como funciona o estudo e o trabalho no país!