Saiba quais são os tipos de intercâmbio e como escolher entre eles

Saiba quais são os tipos de intercâmbio e como escolher entre eles

novembro 9, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Você sabia que existem vários tipos de intercâmbio disponíveis no mercado para jovens estudantes que desejam viver uma experiência internacional?

Os programas são preparados especialmente para atender às necessidades e às expectativas de quem quer aperfeiçoar-se academicamente, obter ganhos socioculturais ou, ainda, adquirir novos conhecimentos profissionais.

A seguir, você conhecerá os principais tipos de intercâmbio. Confira!

Graduação

A conclusão de uma graduação no exterior já não é uma possibilidade remota e está mais acessível do que você possa imaginar. Acredite! Atualmente, universidades estrangeiras ofertam a alternativa de cursar um programa completo em outro país – seja por um semestre ou por um período específico. As opções são bastante flexíveis.

Especialização profissional

Se o objetivo é investir em capacitação profissional, esse tipo de intercâmbio é o melhor caminho. Nessa modalidade, cujo período pode variar de três a seis meses, é possível cursar mestrado, doutorado ou algum outro programa que ofereça aperfeiçoamento acadêmico em uma área específica.

Saiba que a graduação — ou uma especialização profissional no exterior — pode ser um diferencial competitivo relevante em um currículo. Ambas as formações garantem destaque no mercado de trabalho internacional. Lembre-se disso!

Work and Travel

Essa modalidade pode ser aproveitada durante as férias escolares de estudantes que já cursam uma graduação e desejam trabalhar no exterior. Com um programa Work and Travel, é possível agregar experiência ao currículo profissional, além de o estudante ter contato com uma nova linguagem e, consequentemente, aprofundar-se em uma cultura diferente.

Au Pair

O Au Pair é um programa de trabalho remunerado famoso entre brasileiros, que requer baixo investimento. Ele é direcionado principalmente para mulheres na faixa etária de 18 a 30 anos. A rotina do intercâmbio, que pode durar até um ano, consiste essencialmente no cuidado de crianças: preparação de suas refeições, acompanhamento a diversas atividades, organização de brinquedos, etc.

Para investir nessa modalidade, oferecida nos Estados Unidos e em vários países da Europa, é necessário ter concluído o Ensino Médio, dispor de carteira de motorista e possuir inglês intermediário. Além disso, é preciso comprovar, pelo menos, 200 horas de experiência em trabalho com crianças.

Voluntariado

O voluntariado pode ser altamente enriquecedor para jovens que sonham viver uma experiência no exterior e, de quebra, desejam investir em causas que lhe são importantes. As opções são variadas, como envolver-se em organizações não-governamentais que lutam por causas sociais, pela vida selvagem ou pelo meio ambiente.

Para encarar esse intercâmbio, com duração de um a três meses, é preciso ter conhecimento intermediário na língua do país de origem e ter bastante flexibilidade para lidar com situações de diversos tipos.

No post de hoje, você conheceu os principais tipos de intercâmbio existentes. Fique sabendo, também, que há agências especializadas nessa área, as quais podem auxiliar bastante na busca por um programa adequado para cada estudante. É interessante apostar na assessoria dessas empresas, pois elas possibilitarão que você conheça as melhores opções do mercado educacional.

Quer ajuda para escolher o melhor programa para o seu filho? Entre em contato conosco! Nós podemos sanar todas as suas dúvidas.