TOEFL: o que você precisa saber sobre o assunto

TOEFL: o que você precisa saber sobre o assunto

fevereiro 20, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Se você tem planos de estudar fora do Brasil certamente já ouviu falar do teste TOEFL. Grande parte das universidades de países de língua inglesa o utilizam como critério de aprovação dos alunos.

O artigo de hoje vai tirar todas as suas dúvidas sobre o exame: como funciona a prova, quais as etapas, pontuação e como se preparar. Descubra tudo o que você precisa sobre a prova e comece hoje mesmo a se preparar para tornar o seu sonho realidade.

O que é TOEFL?

A sigla TOEFL significa Teste de Inglês como Língua Estrangeira, logo é um exame de proficiência no idioma. O objetivo é avaliar se o aluno está apto a cursar um ensino superior em inglês.

Ao conseguir entender e resolver as questões propostas pelo exame, o aluno está considerado apto para compreender e se comunicar em inglês dentro e fora das salas de aula.

Quais são os tipos de TOEFL?

Para os estudantes brasileiros existem dois tipos de TOEFL disponíveis: o iBT e o LTP. A diferença é que o primeiro apresenta um nível mais elevado e por isso é reconhecido em todo o mundo, enquanto o segundo é admitido apenas em instituições nacionais.

Como funciona o exame?

Para realizar o exame você deve procurar um centro de idiomas autorizado a aplicar o teste e averiguar as próximas datas. O exame TOEFL iBT é realizado pela internet e dura cerca de 4 horas — nesse tempo será avaliada sua capacidade ler, escutar, falar e escrever em inglês.

1. Leitura

A sessão referente à leitura costuma durar entre 60 e 80 minutos — nela são apresentados cerca de 4 textos acadêmicos que você deve ler para responder de 12 a 14 questões. As perguntas avaliam o seu entendimento do tema central e informações mais importantes do texto, além da sua capacidade de interpretar o que foi apresentado.

2. Escuta

Na parte de listening você escutará entre 4 e 6 gravações de conteúdos transmitidos em sala de aula e, com base neles, responderá a 6 perguntas sobre cada aula. Já para testar a sua capacidade de se comunicar no dia a dia você escutará cerca de 3 conversas relacionadas a assuntos cotidianos e responderá verbalmente a 5 questões. Você terá de 1 hora a 1 hora e meia para realizar as atividades.

3. Fala

Para demonstrar a sua capacidade de falar em inglês, você realizará 6 atividades relacionadas a assuntos acadêmicos e cotidianos de uma universidade. As respostas de cada atividade serão gravadas no computador, sem a presença de um avaliador e essa etapa costuma demorar 20 minutos.

4. Escrita

Para testar a sua capacidade de escrever em inglês você terá aproximadamente 50 minutos para redigir 2 textos com aproximadamente 300 palavras cada.

O primeiro texto terá relação com uma das aulas assistidas, já no segundo você responderá a uma pergunta de conhecimentos gerais expressando a sua opinião acerca do tema.

Como é a pontuação do TOEFL?

A pontuação máxima da prova completa é de 120 pontos, sendo que cada uma das 4 sessões vale 30 pontos. No exame TOEFL nenhum aluno é aprovado ou reprovado, cada universidade ou instituição de ensino define a sua nota de corte — as universidades mais renomadas e concorridas são as que exigem as notas mais altas. Portanto, é essencial se preparar.

Como se preparar para o TOEFL?

É importante que você se prepare bem antes de realizar o teste. Você pode encontrar edições anteriores disponíveis na internet para ter uma ideia do nível de exigência da prova e saber o quanto você precisa estudar para alcançar a nota de corte que deseja. O site do TOEFL oferece também uma gama de materiais que pode lhe auxiliar na preparação para o exame.

Porém, nada substitui o acompanhamento de profissionais qualificados que conhecem bem o exame e saberão ensinar o caminho das pedras. Investir tempo e dinheiro em um bom curso de preparação com certeza vai lhe abrir diversas portas no futuro.

E você está se preparando para o TOEFL? Comente aqui quais sites e conteúdos você está usando para se preparar!