Veja 3 países que você precisa conhecer em sua viagem para a Europa

Veja 3 países que você precisa conhecer em sua viagem para a Europa

outubro 16, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Conhecer o berço da civilização ocidental é uma experiência única. Se você pensa em fazer uma viagem para a Europa, sozinho ou em família, escolha bem os lugares que deseja visitar para extrair o máximo da cultura e do conhecimento que o Velho Continente tem a oferecer.

Entre os países que compõem o continente, destacamos, neste post, 3 que você não pode deixar de visitar em sua viagem para a Europa. Acompanhe!

1. Itália

O chamado “país da bota”, pelo seu formato no mapa, fica localizado no centro-sul da Europa. Guarda uma cultura riquíssima, pois Roma, sua capital, foi o berço da civilização romana. A arquitetura e a gastronomia italianas redefinem nossos sentidos!

A República Italiana se destaca, também, pelo grande número de artistas do Renascimento (séculos XIV a XVI) e pela grandeza de suas obras, que podem ser vistas de norte a sul no país.

Só para citar algumas das mais famosas, temos o teto da Capela Sistina — que fica no Vaticano —, pintado por Michelangelo, as esculturas na Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, onde pode ser visitado o famoso Davi, também de Michelangelo, e as pinturas de Botticelli, na Galeria dos Ofícios, também em Florença.

Se estiver procurando por arte moderna e contemporânea, Veneza é o destino certo. Muito além das românticas gôndolas, a cidade das águas é efervescente de arte e cultura, com inúmeras exposições em galerias e ao ar livre. Na ilha de Murano, famosa pelo trabalho com vidro, visite a Vetreria Murano Arte.

2. Grécia

A República Helênica, nome oficial do país, tem hoje cerca de 11 milhões de habitantes. Localiza-se nos Bálcãs, ao sul do continente europeu. A civilização grega remonta ao ano 2000 a.C., mas ainda hoje mantemos em nossa cultura muito de sua origem na Grécia Antiga. A organização política, por exemplo, com as cidades-estado e a estratificação social, gerou as formas de governo que temos hoje.

Além disso, os mitos, as descobertas dos filósofos, as divindades de sua religião politeísta estão presentes em vários países do Ocidente. Vale lembrar que a literatura grega fundou os gêneros como os conhecemos hoje: épico, lírico e dramático, e o teatro se subdividiu em tragédia e comédia. Clássico, não?

Não deixe de visitar a Acrópole de Atenas e o Parthenon, nos arredores da capital: um conjunto de ruínas do século V, hoje em fase de reconstrução. Já no centro de Atenas, não perca o Templo de Zeus Olímpico, dedicado ao deus de mesmo nome.

Se também quiser apreciar as belezas naturais, não deixe de visitar as Ilhas Jônicas, ao sul da Grécia. Uma curiosidade: em Cefalônia, uma das ilhas, foi filmado “O Capitão Corelli” (2001), com Nicolas Cage e Penélope Cruz. A paisagem é deslumbrante.

3. Espanha

Localizado na parte meridional do continente, na Península Ibérica, o Reino de Espanha ocupa um grande território, com mais de 500 mil km2. Só perde em tamanho para a França, sua vizinha.

Houve no país muitas guerras e invasões, em função da sua localização privilegiada, mas, durante o século XVI e a maior parte do século XVII, a Espanha dominou a Europa em função do comércio de produtos que vinham das colônias, inclusive da América.

No século passado, o país foi marcado por uma cruel guerra civil, que fez mais de 500 mil vítimas. Picasso, em seu famoso quadro “Guernica”, retratou a destruição da cidade de mesmo nome após o bombardeio aéreo durante a II Guerra Mundial.

Ainda hoje, há tensão política: a região da Catalunha luta para se tornar um estado livre. Ao visitar a capital dessa região, que fica no nordeste da Espanha, você pode apreciar a Universidade de Barcelona, fundada em 1450, e as magníficas igrejas Sagrat Cor, localizada em uma das montanhas mais altas da cidade, e La Sagrada Familia, cuja construção teve início em 1882.

Itália, Grécia e Espanha são a origem cultural da civilização ocidental. Por isso, ao programar sua viagem para a Europa, priorize esses 3 países e se encante com a arte, a cultura, a língua e a gastronomia.

Quer saber quais outros países conhecer no Velho Mundo, além desses 3 destinos que citamos aqui? Assine nossa newsletter e receba dicas incríveis de muitos outros locais!