Você conhece os idiomas falados na África? Veja aqui!

Você conhece os idiomas falados na África? Veja aqui!

junho 30, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

A diversidade linguística africana é impressionante. Em seus 54 países, encontram-se 2092 línguas. Isso equivale a 30% dos idiomas falados em todo o mundo. Outro fato a ser destacado é que, além dos 2 mil idiomas falados na África, existem também cerca de 8 mil dialetos!

Conheça mais sobre esse fascinante continente, as línguas mais populares e sua cultura. Neste post, falamos mais sobre o assunto. Confira!

A cultura africana

Devido à sua grande variedade idiomática, a experiência na África permite explorar muitas formas de ver o mundo. Logo, conviver com a diferença é sempre enriquecedor para os visitantes.

Os quase 2100 idiomas falados na África nos 54 países do continente também possuem influência europeia. São 27 países que apresentam línguas oficiais originadas na Europa. Além disso, 18 possuem ao menos um idioma europeu entre os principais.

Essa diversidade cultural ocorre pelo fluxo migratório vindo da colonização. A África foi o continente mais influenciado pelas interferências dos colonizadores. Dessa forma, o continente acaba sendo multicultural.

Essa grande gama de culturas torna os países africanos encantadores por sua multiplicidade. Eles apresentam uma enorme riqueza cultural e uma grande abundância linguística.

3 grandes vantagens de fazer um intercâmbio na África

Sendo um continente poliglota, apresenta várias chances de conviver com pessoas distintas. Não apenas pelo idioma, mas também por seus comportamentos e estilo de vida. Entre as grandes vantagens de conhecer a África, estão:

  • poder conviver com uma vasta diversidade de línguas;
  • estar imerso em multiculturas distintas;
  • conhecer lugares de beleza sem igual.

Com a mistura étnica apresentada pela África, pode surgir a dúvida sobre qual parte desse imenso continente visitar. Uma grande indicação é conhecer a África do Sul, país que já foi sede da Copa do Mundo.

A África do Sul e seus vários idiomas

Fazer um intercâmbio na África do Sul já é uma experiência incrível, por ser um país que conta com mais de 10 línguas oficiais e os dialetos locais. Entre elas, o inglês pode ser encontrado. Ou seja, ser fluente em inglês já é uma boa forma para comunicação no país.

Porém, mesmo que a língua inglesa seja influente, o idioma zulu é o que recebe mais destaque. Em segundo lugar, pode ser observado o uso do xhosa, seguido pelo africâner.

Ainda assim, mesmo que o zulu seja a língua principal da costa leste, o africâner é o mais utilizado no lado oeste. Com isso, em apenas um país, já podem ser vistos vários  dos idiomas falados na África.

Utilizando a Africa do Sul como exemplo, podem ser encontradas 11 línguas oficiais. Elas são:

1. Zulu – com 22.7% de falantes;

2. Xhosa – com 16% de falantes;

3. Afrikaans – com 13.5% de falantes;

4. Sepedi – com 9.1% de falantes;

5. Inglês – com 9.6% de falantes;

6. Tswana – com 8% de falantes;

7. Southern Sotho – com 7.6% de falantes;

8. Tsonga – com 4.5% de falantes;

9. Swazi ou SiSwati – com 2.5% de falantes;

10. Venda – com 2.4% de falantes;

11. Ndebele – com 2.1% de falantes.

Influências de um continente rico e diverso

A cultura africana também interferiu na formação do vocabulário do português brasileiro. No Brasil, encontram-se dicionarizadas mais de 1500 palavras oriundas da África. Além disso, dessas, 300 palavras são amplamente utilizadas no cotidiano no Brasil.

Agora você já conhece alguns dos idiomas falados na África e sabe um pouco mais sobre a diversidade cultural e linguística da região. Com tanta variedade de línguas e dialetos, vale a pena conhecer esse continente tão rico e diverso.

Gostou do artigo? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.