Você já ouviu falar na universidade MIT? Conheça a instituição!

Você já ouviu falar na universidade MIT? Conheça a instituição!

novembro 23, 2018 0 Por Efígie Projetos Educacionais, Viagens e Turismo Ltda

Estudar fora e conquistar um diploma internacional é o objetivo de muitos jovens, afinal, o peso de uma experiência como essa é decisivo para um currículo de sucesso. Nesse sentido, estudar no Massachusetts Institute of Technology (MIT) — Instituto de Tecnologia do Massachusetts, em português — pode ser uma ótima oportunidade.

Fundada em 1861, com o intuito de atender à crescente industrialização dos Estados Unidos, a universidade MIT é uma das mais conceituadas do mundo e famosa por suas inovações no ensino de ciência e tecnologia aliados a noções de administração.

Quer saber mais a respeito dessa universidade que é considerada uma das mais importantes da América? Acompanhe!

As características da universidade MIT

Atualmente localizada em Cambridge, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, a faculdade recebe alunos do mundo todo e possui diversos departamentos — com destaque para as áreas de ciência, tecnologia e engenharia.

Apesar de existir desde 1861, foi apenas em 1930 que o MIT começou a investir em pesquisas científicas e inovação tecnológica, transformando-se na casa dos nerds — um verdadeiro paraíso para os amantes de tecnologia e inovação.

Além da qualidade da educação — a faculdade está em 1º lugar no QS World University Rankings (2018) — e da experiência cultural, tendo em vista que 10% do total de suas vagas são disponibilizadas para estrangeiros, a universidade MIT também apresenta uma forte cultura empresarial e é considerada um dos principais centros de pesquisa em segurança nacional.

Os principais cursos do MIT

Com cerca de 11 mil alunos — dos quais 4,5 mil estão matriculados nos 44 cursos de graduação e outros 5,5 mil na pós-graduação —, o corpo discente da universidade MIT se divide entre seis escolas:

  • Engenharia;
  • Ciências;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Humanidades, Artes e Ciências Sociais;
  • Gestão (negócios);
  • Escola Whitaker de Ciências da Saúde e Tecnologia.

Os cursos de graduação mais populares são Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia e Ciência da Computação, Física e Matemática. Além disso, o MIT oferece mestrados profissionais, programas de doutorados e várias opções de pós-graduação.

Os diferenciais da universidade MIT

Um dos principais diferenciais da universidade MIT é a capacidade de formar tanto cientistas quanto empreendedores. Isso porque a escola une as áreas de tecnologia e negócios em seus cursos — as duas faces do empreendedorismo — e possibilita que o aluno viva a profissão na prática, por meio de matérias específicas e estágios.

Além disso, seus programas, laboratórios, bibliotecas e demais centros de pesquisa contam com um grande número de pesquisadores e professores considerados os melhores em educação, indústria, administração, engenharia e outras profissões. Segundo o site da universidade, alguns números são provas disso:

  • 89 laureados com o Prêmio Nobel;
  • 58 vencedores da Medalha Nacional de Ciência;
  • 29 vencedores da Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação;
  • 48 bolsas MacArthur;
  • 15 vencedores do Prêmio A. M. Turing;
  • 2 ganhadores da Medalha Fields.

As vantagens de estudar no MIT

Embora a educação internacional exija planejamento e investimentos, os resultados costumam refletir beneficamente na vida de uma pessoa em termos educacionais, profissionais e pessoais. Assim sendo, veja algumas vantagens que podemos ressaltar:

  • contato com novas culturas;
  • aperfeiçoamento do idioma;
  • educação em uma das melhores universidades do mundo;
  • oportunidades de carreira — devido ao enriquecimento do currículo;
  • construção de networking;
  • possibilidade de estudar gratuitamente.

Os requesitos para garantir a vaga

Basicamente, a candidatura acontece por meio de testes, ficha de inscrição e entrevista. Apesar de ser uma instituição paga, o MIT investe em financiamento estudantil — para isso, é necessário acessar o site da escola, preencher o Formulário de Assistência Financeira e enviá-lo.

Para brasileiros ingressarem, há duas maneiras: como Freshman, caso esteja no ensino médio, e como Transfer, se já estiver na faculdade. No entanto, três exames são cobrados: SAT I ou ACT, TOEFL e SAT II.

Além disso, o currículo colegial é fundamental para a admissão, pois a universidade MIT valoriza alunos compromissados com a sociedade e que possuem outras qualidades importantes, como liderança, facilidade de comunicação, iniciativa e determinação.

Gostou de conhecer o Massachusetts Institute of Technology? O que acha de agora descobrir 4 benefícios de fazer um MBA internacional para sua carreira?